NEMATOIDES

NEMATOIDES

Os nematoides são vermes de formato cilíndrico, geralmente alongados. Em algumas situações, as fêmeas assumem diferentes formas, como de rim, diferenciando-se do formato comum da classe, apresentando tamanho é variável. Os fitoparasitas medem de 0,3 a três milímetros de comprimento. Eles são capazes de viver em qualquer ambiente que tenha disponibilidade de água e mostram-se extremamente sensíveis à falta de água e a temperaturas extremas.

 Na agricultura atingem diversas culturas, dentre elas a Soja, algodão, Milho, milho pipoca, sorgo, arroz, girassol, cana-de-açucar, trigo, cevada, milheto entre outras. Os nematóides mais importantes na região de Mato Grosso são do gênero: Meloidogyne, Heterodera, Pratylenchus, Rotylenchulus.

De acordo com Silva, 2006 et al., estima-se que as perdas por nematoides cheguem a 10,6% de perdas a nível mundial, aconteçam por Meloidogyne javanica, Meloidogyne incognita, Heterodera glycines, Pratylenchus brachyurus e Rotylenchulus reniformis.

O parasitismo causado por nematoides, apresenta sintomas em comum, como a formação de reboleiras, uma vez que são organismos de baixa mobilidade. Pode-se observar diferentes níveis de atrofiamento e amarelecimento das plantas, até o centro da reboleira, podendo causar morte da planta.

Figura 1: Sintomas de nematóides na soja (Glycine max).
FONTE: BIOSUL, Vacaria - RS, 2016.

Apesar de ser um sintoma comum da presença de nematoides, a reboleira pode ser confundida antigas alocações de calcário. Da mesma forma, a clorose pode ser confundida com deficiência nutricional.

Figura 2: Reboleira ocasionada pela presença de Heterodera glycines.
FONTE: EMBRAPA, Comunicado Técnico Nº 170 - MS, 2011.


Por serem parasitas de solo e provocarem danos radicuares, os danos por nematoides podem agravar diante interação com outros patógenos como do gênero Phytophthora, Fusarium e Rhizoctonia. O diagnóstico seguro exige análises em laboratório de nematologia, feitas a partir de amostras do solo e das raízes.

Heterodera glycines

Facilmente identificado pela presença de cisto nas raízes.

Figura 1: Cisto de Heterodera glycines em raíz de soja (Glycine max).
FONTE: AGUIAR, Ronilda, IFMT - Campo Novo do Parecis, 2016.

Figura 2: Cisto de Heterodera glycines.
FONTE: AGUIAR, Ronilda, IFMT - Campo Novo do Parecis, 201
6.

Pratylenchus brachyurus

Facilmente identificado pela presença de lesões escurecidas intercaladas com tecidos saudáveis.

Figura 3: Lesão causada por Pratylenchus brachyurus.
FONTE: AGUIAR, Ronilda, IFMT - Campo Novo do Parecis, 201
6.
Figura 4: Lesão causada por Pratylenchus brachyurus.
FONTE: AGUIAR, Ronilda, IFMT - Campo Novo do Parecis, 201
6.
Meloidogyne spp

Gênero de maior facilidade para identificação, engrossamento da raiz ocasionado pela atividade do nematoide. Se diferencia de bactérias fixadoras de nitrogênio pelo tamanho, sendo o engrossamento de maior dimensão.
Figura 5: Hipertrofia e hiperplasia da raiz ocasionada por Meloidogyne spp.
FONTE: AGROLINK, 201
6.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ROSSETTO, R.; SANTIAGO, A. D.; Nematoides da cana-de-açúcar. AGEITEC. Brasília - DF, 2011. 

ASMUS, G. L.; TELES, T. S. Primeiro Registro do Nematoide de Cisto da Soja na Região Centro-Sul de Mato Grosso do Sul. Comunicado Técnico, Nº 170. EMBRAPA, Dourados – MS, 2011.

SILVA, J. F. V.; DIAS, W. P.; GARCIA A.; CARNEIRO G. E. S. Perdas por nematóides chegam a 10,6% da soja mundial. VISÃO AGRÍCOLA Nº5, JUN 2006. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário